Novas tecnologias reduzem custo na construção civil

18/08/2014 18:37

 A implementação de novas ferramentas tecnológicas é uma das apostas das construtoras brasileiras para expansão. Entre as pequenas e médias, novas ferramentas em celular e tablet podem diminuir custos operacionais. Entre as grandes, a inovação aparece para o consumidor final, com empreendimentos que abusem do uso de novas tecnologias.

Exemplo de uso de tecnologia com resultados positivos, a construtora mineira Sodré conseguiu reduzir em 50% o desperdício de materiais dentro da obra. "Implementamos um aplicativo de celular que controlou o estoque e as sobras de materiais, evitando desperdício", diz o presidente da empresa, Ronaldo Sodré.

Entre as grandes empresas, apostar em inovação é um diferencial para a venda. Segundo pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o brasileiro está disposto a gastar um pouco mais em empreendimentos com toques de tecnologia. "A tecnologia precisa ser aliada à construtora, independentemente do porte. Quanto mais investir em inovação, maior o retorno do empresário", disse o engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sérgio Lira Menezes.